quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ngiholo etupe ingitepügü: visita às aldeias dos antigos

Entre os dias 20 e 24 de outubro uma equipe do Prodoc Kalapalo viajou a sete sítios históricos: Kahindzu, Nhütisüpe, Apangakigi, Nhagü Hatoho, Kunugijahütü, Kuapügü e Kalapalo, localizados a oeste do rio Culuene, no sul do Parque Indígena do Xingu (MT).

A viagem foi parte do projeto "Inhu Tüilü Ügühütu" ("Os costumes do trabalho com o caracol inhu"), cujo objetivo foi resgatar, documentar e fortalecer a produção de cintos e colares a partir da concha de um grande caracol conhecido como aruá-do-mato (Megalobulimus sp.).





A fabricação desses objetos é uma antiga especialidade dos Kalapalo, e na região visitada há vários lugares utilizados para a coleta de conchas possivelmente desde a primeira metade do século XVIII. A intenção da viagem foi documentar o processo de coleta, realizar um mapeamento da região e documentar o conhecimento etnohistórico sobre os sítios. O percurso foi guiado por dois mestres de histórias e documentado pela equipe de pesquisadores e cinegrafistas do Coletivo Kalapalo. Disso resultará, inicialmente, um curta-metragem sobre a etnohistória Kalapalo e um mapa. Planeja-se produzir também, em parceria com os professores indígenas, material didático (em kalapalo) sobre a história e geografia daquela região para a Escola Estadual Indígena Kalapalo. A comunidade ficou muito empolgada com a viagem e com os produtos que resultarão dela, e já começam a planejar outras duas viagens para a documentação de mais sítios históricos.







Vestígios arqueológicos: pedaço de cerâmica encontrado no caminho.



Um comentário:

  1. Quais as diferenças entre o colar feminino e o masculino?
    O colar masculino usa 200 pedaços e o feminino?
    Quantos pedaços se consegue cortar de uma concha?
    Como são feitos os pedaços pretos usados no colar?

    ResponderExcluir